Oficinas de Empregabilidade

Oficinas de Empregabilidade - para finalistas de 1º ou 2º ciclos
 
Estudantes e Empregabilidade acompanha os finalistas de 1º e 2º Ciclos da Católica Porto na procura de resposta para questões, como: 'Como me preparar para uma entrevista de emprego?', 'Como construir um curriculum vitae? E como comunicar de uma forma interessante através do curriculum vitae?' 
 
As Oficinas de Empregabilidade incluem sessões com diferentes formatos (individual, pequeno grupo e grande grupo) de modo a atingir objetivos distintos, procurando corresponder às necessidades dos estudantes finalistas na transição para o mercado de trabalho. 
 
De um modo geral, pretendemos atingir os seguintes objetivos: 
  • Facilitar a atribuição de significado a "terminar o curso";
  • Facilitar o desenvolvimento de estratégias adaptativas para lidar com esta transição de vida;
  • A construção de Curriculum Vitae;
  • A Entrevista individual e as provas de grupo;
  • Promover a construção de um projeto de futuro realista e flexível;
  • Promover a tomada de consciência do desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do ciclo vital no sentido de facilitar a emergência de uma identidade profissional;
  • Preparar os participantes os desafios associados à integração profissional.

Trata-se de um conjunto de cerca de 7 sessões de pequeno grupo com cerca de 90 minutos cada, a realizar uma vez por semana. Poderão existir também sessões de Grande Grupo.

Inserção de temáticas de empregabilidade

EE tem vindo a desenvolver outros projetos diretamente com as Unidades Académicas da Católica Porto, no sentido de adaptar esta intervenção às suas necessidades, inserindo temáticas de empregabilidade no contexto de cadeiras, tal como no caso do Instituto de Ciências da Saúde.

No sentido de preparar os finalistas de Enfermagem para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente e para que se possam diferenciar no seu percurso profissional, Estudantes e Empregabilidade preparou uma intervenção especialmente adaptada às necessidades específicas destes estudantes e que funciona, simultaneamente, integrada numa disciplina e em paralelo com as Oficinas de Empregabilidade (facultativas)

 

Testemunhos

As Oficinas de Empregabilidade são uma ferramenta essencial para um aluno finalista. Aprendemos a potenciar e a evidenciar os aspetos positivos da nossa personalidade de forma a atingirmos os nossos objetivos. Obrigada por uma iniciativa tão importante e dedicada aos alunos
Mariana Barbosa
finalista do 1º ciclo - Escola de Direito
 
As Oficinas de Empregabilidade foram extremamente importantes pois permitiram o desenvolvimento de competências transversais e a reflexão sobre questões essenciais para o sucesso num processo de recrutamento. Acima de tudo, foi um processo de constante aprendizagem e, simultaneamente, de bons momentos partilhados em grupo.
Sara Coelho
finalista do 1º ciclo
 
Pedidos de informação para ee.emprego@porto.ucp.pt