Mentorado na Biotecnologia

Na Universidade Católica Portuguesa as relações não se esgotam com a conclusão de um grau académico.

Existe a clara de, através do contacto com os antigos alunos - alumni -, proporcionar aos atuais alunos apoio e ferramentas na transição para a vida ativa.

A história da ESB tem já mais de 25 anos de sucesso dos seus alunos, espalhados pelos quatro cantos do mundo, a exercerem funções das mais variadas e em posições de relevo nas organizações ou nas empresas por si criadas. Esta história é um património. Relevante e com muita força positiva essencial nesta fase de vida dos nossos novos alunos.

 

O Programa de Mentorado da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) consiste no acompanhamento individual dos alunos por alumni experientes (mentores), que se disponibilizam para diluir hesitações normais no percurso académico e partilham experiências profissionais e de opções de vida.

Ao longo do ano aluno e alumni reúnem algumas vezes de preferência no seu local de trabalho do mentor, tendo em vista uma “boa” conversa sobre projetos, dúvidas, dificuldades. A experiência do mentor contribui para o esclarecimento e tranquilidade do aluno.

O mentor compromete-se a acompanhar o aluno durante a licenciatura, estreitando-se, assim, laços entre gerações. Na verdade, também os antigos alunos e amigos de sempre da ESB têm a ganhar com esta oportunidade, já que ficam a conhecer e acompanhar a nova geração de alunos da ESB e a certeza de que, de algum modo, contribuem para o seu sucesso. É, naturalmente, oportunidade de detetar novos talentos.

A par desta relação aluno/alumni, os estudantes são acompanhados pelo serviço de Estudantes e Empregabilidade. Deste modo é promovida a reflexão sobre o mundo do trabalho, o seu futuro profissional e, assim, preparar as reuniões com os mentores e aproveitar ao máximo esta oportunidade, tendo em vista os objetivos traçados por cada um. Este acompanhamento é um dos fatores distintivos do Programa

 

Testemunhos:

Alunos

“O programa de mentorado é mais uma janela que permite descobrir e abrir novos caminhos. É uma ajuda fundamental e uma grande aposta a longo-prazo. Indispensável a qualquer aluno.”

“O contacto com uma profissional experiente licenciada pela ESB foi uma experiência extremamente enriquecedora, tendo expandido os meus horizontes e permitido definir objetivos de futuro (de forma a responder a possíveis oportunidades). Recomendo vivamente a participação no programa.”

“Penso que este tipo de programa é bastante útil, principalmente para os mais jovens, pois permite para o aluno, no caso de haver um contacto bastante próximo, informações, conhecimento, uma maior interação com o mercado de trabalho na área que se pretende especializar. Ou seja ver melhor, com maior abrangência qual ou quais as saídas da sua área de formação ao ter uma maior interação com o mercado de trabalho, ou seja, a realidade!”

 

Mentores

“O programa de mentorado em biotecnologia é de grande utilidade para o aluno e para a própria escola – é mais uma ferramenta voltada e ajustada para as suas necessidades promovendo o seu desenvolvimento pessoal”

Tenho um enorme gosto em participar neste programa, e ainda que tenha a sensação que poderia fazer sempre mais, é muito gratificante contribuir para o primeiro contacto do estudante com o mercado de trabalho.”

“É agradável ver o entusiasmo com que os jovens se apercebem da facilidade de contacto e diálogo com profissionais com experiência aos quais estão associadas imagens de maior distância. O que cria mais motivação que é percetível pelo entusiasmo com que abordam os temas.”

Esperamos que deste Programa saiam relações mais fortes que proporcionem ao nosso País, através da ESB, uma geração de apaixonados pela Biotecnologia conscientes da sua valia e do seu inestimável contributo para o desenvolvimento da Ciência e da Indústria.

 

Conheça melhor este programa: 

Regulamento Mentorado na Biotecnologia
Ficha de inscrição para estudantes
Ficha de Inscrição para Mentores

Para mais informações, contacte-nos ou fale-nos: 22 558 00 41