RUMO 2022 reúne maior número de empresas de todas as edições

O mês de novembro marcou o regresso do RUMO – Evento de Empregabilidade da Universidade Católica no Porto. O primeiro momento, que decorreu entre os dias 8 e 9 de novembro, reuniu, em formato online, 71 empresas e mais de 500 participações nos Company Spot e Recruitment Lounge. Já em formato presencial, entre 15 e 16 de novembro, 25 Sociedades de Advogados estiveram no RUMO - Especial Advocacia. No total, foram 96 as entidades que marcaram presença na edição do RUMO de 2022.

Este ano, mais do que promover o emprego, o RUMO marcou a forma de viver a Universidade, o mundo do trabalho e o modo como este procura os seus colaboradores. Transversalidade e Transdisciplinaridade foram as palavras de ordem da 12ª edição do evento que colocou, no mesmo ambiente, diferentes áreas de conhecimento – da Gestão/Economia até à Biotecnologia, passando pelo Direito, Artes, Psicologia e Enfermagem.

Mais de 70 empresas marcaram presença nas sessões de Company Spot e Recruitment Lounge

Nos espaços virtuaisdo RUMO 2022, os estudantes tiveram a oportunidade de contactar diretamente com mais de 70 empresas. Através do Career Services da Católica no Porto, os estudantes tiveram acesso a apresentações de empresas (Company Spot) e ao contacto direto com o recrutador (Recruitment Lounge), contabilizando, no total, mais de 500 participações.

A 12º Edição do RUMO superou todas as expectativas”, salienta a equipa de Estudantes e Empregabilidade da Universidade Católica no Porto, responsável pela organização do evento. Além de este ter o “maior número de empresas participantes de todas as edições”, confessaram que o objetivo do evento foi o de se “criar oportunidades de conhecer a diversidade e a multiplicidade do mercado de trabalho”. “No final, cada estudante poderá explorar o caminho e o rumo que pretende tomar para a sua vida após a primeira formação universitária”, conclui.

O segundo momento presencial e o panorama atual de recrutamento na área da advocacia

Empenhada na capacitação dos seus estudantes para o início da sua vida profissional, a Escola do Porto da Faculdade de Direito organizou o RUMO - Especial Advocacia, em parceria com os gabinete de Estudantes e Empregabilidade. Entre os dias 15 e 16 de novembro, o átrio da Universidade Católica no Porto foi palco de um ambiente de partilha entre estudantes e 25 sociedades de advogados.

Recebemos, sobretudo, questões acerca dos estágios de verão, se existe estágio curricular e a composição da sociedade”, afirmou João Pedro Guedes, advogado associado da Pinto Ribeiro Advogados, um dos participantes desta iniciativa.

Se, de facto, estes momentos mostraram ser cruciais para entidades, onde estas puderam apresentar as suas oportunidades de trabalho e de estágios, sempre ajustadas ao perfil multidisciplinar de um licenciado em Direito. Por seu lado, os estudantes viram nesta experiência, uma janela aberta para o seu futuro.

Mateus Costa é estudante do 2º ano da Licenciatura em Direito da Faculdade de Direito da Escola do Porto e confessa que um evento como este é importante na medida em que as sociedades de advogados “valorizam muito que os estudantes comecem a interessar-se pela empregabilidade desde uma idade muito jovem”. “Os alunos vão falar com as sociedades e perguntam sobre os processos de seleção dos candidatos”, concluiu.

O RUMO - Especial Advocacia permitiu que os estudantes ficassem a conhecer o dia a dia de cada Sociedade e o seu funcionamento, identificassem oportunidades diferenciadoras e descobrissem quais os perfis profissionais mais procurados pelo mercado.

pt
24-11-2022