Consulta Psicológica

O serviço de Consulta Psicológica existe no sentido de acompanhar os estudantes da Católica Porto de acordo com as suas necessidades e em qualquer momento do seu percurso académico, apoiando na construção de estratégias que permitam lidar com dificuldades académicas, pessoais, familiares, ou outras, na promoção do bem-estar geral, desenvolvimento pessoal e auto-conhecimento. É de acesso gratuito para os nossos estudantes.
 
O principal objetivo da consulta psicológica é potenciar a capacidade dos estudantes de lidarem de modo positivo com os desafios com que se deparam na sua vida académica e pessoal, num contexto confidencial, de aceitação e apoio. Nas sessões (individuais) podem explorar aspetos da vida e sentimentos, tendo a oportunidade para falar abertamente e de uma forma que, por vezes, pode ser difícil com amigos ou familiares, permitindo compreender emoções ou relacionamentos mais complexos.
 
Caso deseje obter mais informações, contacte-nos. 226196226
 
Ou contacte diretamente os nossos Psicólogos:
Consulta Psicológica - o que é e como funciona?
O que é Consulta Psicológica? 
Existem momentos em que vivemos dificuldades e em que podemos precisar de alguma ajuda. Por vezes, pode bastar a ajuda das pessoas que nos estão próximos mas noutros momentos pode ser importante a ajuda de alguém "exterior" para evitar que sentimentos de tristeza, ansiedade ou isolamento se agravem. A consulta psicológica é um processo em que a pessoa tem a oportunidade de falar sobre o que quer que seja que a preocupa. O psicólogo é alguém que está totalmente disponível para essa pessoa no âmbito da sessão, utilizando algumas estratégias que promovam a reflexão e a consideração de estratégias alternativas para lidar com determinada situação, sentimento ou dificuldade com que a pessoa se depara. Assim, o psicólogo não é alguém que dirá o que fazer ou como fazer mas alguém que pode ajudar a olhar para uma situação ou problema de uma nova forma e identificar o que se poderá fazer em relação a isso, sempre considerando todas as ferramentas, pessoas e recursos que podem existir à sua volta.
 
Como saber se deve procurar ajuda psicológica?
 
Muitas vezes, partilha-se a ideia de que só se deve ir ao psicólogo em crise ou perante situações de doença mental evidente. Na verdade, a Consulta Psicológica é o espaço onde tanto pode e deve abordar questões que sinta estarem a interferir com o seu bem-estar psicológico, como promover e potenciar os seus recursos e estratégias internas numa lógica de crescimento pessoal. 
 
Procure-nos se está a sentir:
  • Dificuldade na transição para o Ensino Superior ou deste para o mercado de trabalho;
  • Sobrecarga, desorganização ou esgotamento face a muito trabalho ou estudo;
  • Tensão e stress difíceis de superar ou aguentar perante a exigência das aulas, exames ou outros momentos na vida;
  • Momentos de tristeza sem razão aparente;
  • Pensamentos sobre a morte e sobre desistir da vida;
  • Nervosismo ou ansiedade intensa e/ou recorrente;
  • Dificuldade em lidar com a perda de alguém ou alguma coisa que lhe era próxima ou importante;
  • Dificuldade em relações amorosas, de amizade, familiares;
  • Conflitos com colegas, professores ou superiores no local de estudo ou trabalho;
  • Preocupação intensa e repetitiva com alguma temática ou assunto da sua vida;
  • Motivação para trabalhar aspetos da sua personalidade ou da sua forma habitual de lidar com a vida e as suas adversidades;
  • Interesse em desenvolver novas estratégias e ferramentas para gerir as suas emoções, a sua gestão de tempo e/ou a sua produtividade.
 
Como é que funciona a Consulta Psicológica? 
Habitualmente são agendadas sessões semanais de cerca de 1h no início do processo, podendo tornar-se mais espaçadas entre si, até ser acordado o final. As consultas são gratuitas para estudantes da Católica Porto. O "espaço" de consulta é um espaço privilegiado de confidencialidade, pelo que aquilo que é discutido com o estudante está protegido.